Docente responsável: Ana Cláudia Henriques, Instituto de Educação
Outros Docentes: Hélia Jacinto, Instituto de Educação, e Jussara Rowland, Instituto de Ciências Sociais
Objetivos da UC:
Esta UC visa dotar os mestrandos de instrumentos conceptuais e de capacidades no campo das metodologias de investigação, para a análise crítica de investigação nas áreas de conhecimento abrangidas pelo mestrado e para o desenvolvimento de competências de concepção, concretização e avaliação de estudos e de projetos de investigação nessas áreas
Objetivos:
– compreender os principais paradigmas e abordagens metodológicas na investigação;
– caracterizar processos de investigação e de trabalho projeto, suas etapas e componentes;
– analisar criticamente métodos e instrumentos de investigação e de trabalho projeto e sua adequação aos objetivos e questões enunciados;
– analisar os elementos do planeamento metodológico e instrumental de uma investigação ou um projeto, em particular no que se refere, à definição da amostra ou selecção dos participantes, à recolha e análise de dados, à interpretação dos dados recolhidos e aos relato dos resultados obtidos a partir desses dados;
– compreender e aplicar os critérios de avaliação de estudos de investigação e de projetos e na apreciação dos seus resultados;
– refletir sobre questões éticas levantadas na conceção e concretização de estudos de investigação e de projetos
Conteúdos programáticos:
- Contextos e processos de investigação científica e de trabalho projeto:
- – Principais paradigmas e abordagens da investigação: caracterização e fundamentos teóricos.- O processo de investigação: natureza e características, etapas e componentes- Componentes de um trabalho de investigação e de projeto.
– O papel da teoria. Revisão da literatura: significado e importância; etapas e critérios.
– Modalidades de investigação: estudos descritivos, estudos experimentais, estudos etnográficos, estudos de caso, investigação-ação, investigação narrativa; investigação participativa.
– Fundamentos do trabalho de projeto.
- 2. Métodos e técnicas de recolha e análise de dados:– Amostra e seleção dos participantes.- Entrevista, questionário, observação: modalidades e características, potencialidades e limites.
– Inquérito por questionário: testes e escalas.
- 3. Critérios de qualidade:Validade interna, validade externa e validade conceptual.
- 4. Representação e relato da investigação e do projeto5. Ética da investigação científica.
Metodologia de ensino:
As aulas decorrem em regime presencial e o trabalho na unidade curricular desenvolver-se-á a partir de atividades propostas aos mestrandos e da intervenção do docente sobre os temas da unidade curricular. Os métodos de ensino são centrados nos mestrandos e mestrandas e envolvem diferentes tarefas e actividades em trabalho individual e em pequeno e grande grupo
i) pesquisa bibliográfica, análise crítica e discussão de textos, reflexão com base em leituras selecionadas;
ii) conceção e planeamento de investigação (problemática, fundamentação teórica, metodologia) e projeto de intervenção (problemática, metodologia, desenvolvimento e avaliação);
Valoriza-se a participação nas atividades realizadas em grupo e individualmente. A condução dos trabalhos visa fomentar interações entre os mestrandos e mestrandas e estimular a sua intervenção e iniciativa, privilegiando o questionamento e a problematização.
É exigida a frequência de um mínimo de dois terços das aulas leccionadas e classificação final obtida a partir de:
i) apreciação global do trabalho em aula: participação – cumprimento das tarefas, intervenção nas atividades, (peso 10%);
ii) apreciação do plano de trabalho de uma investigação ou de um projeto de divulgação (problemática, contextualização teórica, metodologia, questões éticas) (90%).
Bibliografia principal
Bogdan, R., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education. New York: Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em ciências sociais e humanas, Teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina.
Creswell, J. (2013). Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. Londres: Sage Publications Ltd.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (3.ª Edição). Porto Alegre: Artmed.
Gay, L., Mills, G., & Airasian, P. (2006). Educational research. Competencies for analysis and applications. Columbus, OH: Pearson.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. Van (2005). Manuel de investigação em Ciências Sociais. Gradiva: Lisboa.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.) (1987). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento.
Tuckman, B. (2000). Manual de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.