Cultura científica e sociedade I

Docente responsável: Ana Delicado, Instituto de Ciências Sociais

Outros Docentes: Rui Agostinho (Faculdade de Ciências), Pedro Reis (Instituto de Educação)

Objetivos da UC:

Esta unidade curricular tem por objetivo discutir a problemática da cultura científica, dar a conhecer temáticas transversais à ciência contemporânea e proporcionar uma visão abrangente das ligações entre ciência e sociedade.

Visa ainda disponibilizar exemplos de casos de estudo neste domínio, estimular o interesse pelos diferentes temas abordados e providenciar instrumentos para aprofundar pesquisas autónomas sobre eles, sensibilizar para a importância do envolvimento dos investigadores com os seus públicos.

Pretende-se que os alunos:

1- Compreendam a problemática da cultura científica

2- Discutam temáticas transversais à ciência contemporânea

3- Analisem exemplos de casos de estudo neste domínio

4- Desenvolvam pesquisas autónomas sobre os assuntos

5- Discutam as especificidades do contexto português

6- Reflitam sobre as práticas de comunicação de ciência

7- Compreendam a importância do envolvimento dos investigadores com os seus públicos

Conteúdos programáticos:

  1. Definições e campo da cultura científica
  2. Da compreensão pública da ciência ao envolvimento dos públicos na ciência
  3. Perceções da ciência pelo público
  4. Políticas e financiamento da cultura científica na Europa e em Portugal
  5. Ciência aberta e ciência cidadã
  6. Envolvimento de públicos excluídos, ética e RRI
  7. Género na comunicação de ciência
  8. Risco e tecnologia
  9. Controvérsias sociotécnicas e socioambientais

Metodologia de ensino:

Todas as aulas serão Teórico-Práticas: exposição do docente sobre o tema do conteúdo programático respetivo, seguida de um período de discussão. A exposição do docente será constituída por um enquadramento da temática, com a apresentação dos principais conceitos e abordagens, que será complementado com a análise de estudos de caso. Em cada aula será indicada uma referência bibliográfica principal e um conjunto de referências acessórias. Procurar-se-á encaminhar a discussão de forma a abranger áreas de interesse dos alunos (em que pretendem desenvolver a sua dissertação, projeto ou relatório de estágio). Prevê-se a inclusão de oradores convidados, especialistas nos temas, e a realização de visitas de estudo.

A avaliação será sustentada na participação nas aulas (20%) e num trabalho final, escrito, de cerca de 10 páginas (80%), a desenvolver sobre um dos itens do conteúdo programático. Haverá orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações.

Bibliografia principal

Bucchi, M. and B. Trench (eds) (2014), Handbook of Public Communication of Science and Technology, London: Routledge

Horst, M e Davies, S. (2016), Science Communication: Culture, Identity and Citizenship, London, Palgrave.

Costa, A. F., C. P. Conceição e P. Ávila (2007) “Cultura científica e modos de relação com a ciência”, in A. F. Costa, F. L. Machado e P. Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento – Portugal no Contexto Europeu, Lisboa: Celta, 61 – 83.

Bauer, M. W., Allum, N., & Miller, S. (2007). What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public understanding of science, 16(1), 79-95.

Gonçalves, M. E., & Castro, P. (2003). Science, culture and policy in Portugal: a triangle of changing relationships? Portuguese journal of social science, 1(3), 157-173.

Shirk, J. L., Ballard, H. L., Wilderman, C. C., Phillips, T., Wiggins, A., Jordan, R., Bonney, R. (2012). Public Participation in Scientific Research: a Framework for Deliberate Design. Ecology and Society, 17(2). http://doi.org/10.5751/ES-04705-170229

Matias, A., Dias, A., Gonçalves, C., Vicente, P. N., & Mena, A. L. (2021). Science communication for social inclusion. Journal of Science Communication, 20(2), 1-17.

Delicado, A. (2018) Women in Science Communication, In Pedro Teixeira, Jung Cheol Shin (Eds.), Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions Springer

Medvecki, F. Leach, J. (2017) The ethics of science communication, Journal of Science Communication, 16 (04)

Glerup, Cecile & Maja Horst (2014) Mapping ‘social responsibility’ in science, Journal of Responsible Innovation,1:1, 31-50, DOI: 10.1080/23299460.2014.882077.

Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education (pp. 547-574). London: Springer.

Outra bibliografia será apresentada, de acordo com temáticas específicas desenvolvidas.