História e sociologia da ciência

Docente responsável: Nina Amelung, Instituto de Ciências Sociais

Outros Docentes:  Francisco Malta Romeiras, Faculdade de Ciências

Objetivos da UC:

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar uma introdução geral aos métodos e temáticas mais recentes da história da ciência. Visa dotar os alunos dos conhecimentos essenciais e dos instrumentos analíticos que lhes permitam adquirir uma visão geral do desenvolvimento histórico da ciência e, sobretudo, os capacitem para estudos mais profundos que queiram desenvolver. Tem também o objetivo de promover a aquisição de conhecimento sobre a abordagem sociológica ao fenómeno da ciência, sobre as diferentes vertentes do trabalho científico desenvolvido neste domínio e sobre o funcionamento do sistema científico português.

Visa ainda dar a conhecer um enquadramento teórico para cada item programático mas também exemplos de casos empíricos de investigação neste domínio, estimular o interesse pelos diferentes temas abordados e providenciar instrumentos para os alunos aprofundarem pesquisas autónomas sobre eles.

Conteúdos programáticos:

  1. A história da ciência enquanto disciplina histórica;
  2. As principais linhas de força temáticas e os principais debates que constituíram a disciplina da história da ciência;
  3. Os aspetos intelectuais, culturais, institucionais e sociais do desenvolvimento histórico da ciência;
  4. A noção de rutura ou “revolução” na história científica;
  5. A biografia como modo de historiografia científica;
  6. Sociologia da ciência e o lugar da ciência nas sociedades contemporâneas;
  7. Políticas de ciência e papel da ciência nas políticas públicas;
  8. Transformações recentes da atividade científica: sistemas, práticas, interações;
  9. As carreiras científicas: vocações, barreiras, oportunidades;
  10. A organização da ciência e da comunicação de ciência em Portugal: evolução e mutações.

Metodologia de ensino:

Todas as aulas serão Teórico-Práticas: exposição do docente sobre o tema do conteúdo programático respetivo, seguida de um período de debate ou exercício com os alunos. A exposição do docente será constituída por um enquadramento teórico da temática, com a apresentação dos principais conceitos e abordagens, que será complementado com a ilustração de casos empíricos de investigações desenvolvidas sobre o tema. Em cada aula será indicada uma referência bibliográfica principal (fornecida na aula anterior, de forma a possibilitar aos alunos a sua leitura prévia) e um conjunto de referências acessórias. Procurar-se-á encaminhar o debate de forma a abranger as áreas de interesse dos alunos (em que pretendem desenvolver a sua tese ou estágio de mestrado).

A avaliação será sustentada na participação nas aulas (20%) e dois trabalhos escritos (80%), de cerca de 5 páginas cada, a desenvolver sobre um dos itens do conteúdo programático. Haverá orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações.

Bibliografia principal

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