Laboratório de ciências sociais e humanas

Docente responsável: Ricardo Garcia, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Outros docentes: Alina Esteves e Jennifer McGarrigle, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território; Marta Macedo, Maria Manuel Vieira, Cláudia Generoso Almeida, Inês Ponte, Mafalda Mascarenhas, Instituto de Ciências Sociais

Objetivos da UC:

Esta UC visa trabalhar com os estudantes temas e projetos de pesquisa desenvolvidos por unidades orgânicas de ciências sociais da ULisboa. Inclui seminários temáticos onde se apresentam processos e resultados de pesquisa com os seguintes objetivos:
1) Partilhar com os alunos investigação de ponta desenvolvida na ULisboa;
2) Promover a discussão crítica do conteúdo dos projetos de investigação, dos seus objetivos e formas de comunicação;
3) Utilizá-los como elementos didáticos para a construção de estratégias de divulgação científica.

Competências:
a) Conhecer projetos de investigação de ponta em ciências sociais desenvolvidos na ULisboa;
b) Enquadrar esses projetos em grandes áreas de estudo, considerando, tanto ao nível nacional como internacional, referências-chave em termos de centros de pesquisa e investigadores;
c) Discutir criticamente os objetivos e as opções de comunicação destes projetos;
d) Pensar estratégias de divulgação e comunicação adequadas à difusão dos projetos e dos seus resultados.

Conteúdos programáticos:

Esta UC organiza-se em vários Seminários Temáticos, cada um deles dedicado a um tópico de investigação desenvolvido numa unidade orgânica de Ciências Sociais e Humanas da ULisboa.
Os seminários temáticos incluirão os seguintes temas:
– História e memória;
– Antropologia visual;
– Migrações laborais para as áreas rurais: o caso de Odemira. Desafios da comunicação de resultados da pesquisa
– Jovens, escola e trabalho;
– Mobilidades privilegiadas: Os migrantes de estilo de vida e investidores transnacionais em Lisboa;
– Política partidária e Justiça Transicional em democracias: a ligação dos partidos com o passado autoritário e de guerra;
– Relações intergrupais em sociedades contemporâneas;
– Risco e Incerteza: análise no contexto dos perigos naturais e de transmissão de informação.

Metodologia de ensino:

Aulas e disponibilização de materiais assegurados por ensino à distância (Zoom/Moodle/E-mail) incentivando o trabalho de exploração autónoma (pré e pós sessão).
Os seminários são teórico-práticos, procurando:
i) a transmissão de elementos e conceitos fundamentais de cada tema/projetos de investigação que lhe estão associados, com recurso a uma metodologia mais expositiva, mas privilegiando meios audiovisuais;
ii) o incentivo à participação e comentário crítico através da visualização e exploração de vídeos, websites, webSIG, etc. refletindo acerca do modo como o seu conteúdo e resultados podem ser comunicados a públicos diversos.
Com a seleção do tema e produto de comunicação, é efetuado um acompanhamento individualizado para apoio à elaboração do trabalho final.

Bibliografia principal

Almeida, A.B. (2011). Gestão da Água – Incertezas e Riscos. Conceptualização operacional. Lisboa: Esfera do Caos.
Burawoy, M. (2005). For public sociology. American Sociological Review, 70(1), 4-28.

Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel. (2020) Jovens em condição NEEF em áreas rurais. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Fonseca, M.L.; McGarrigle, J. (Guest Editors) (2013), Neighbourhood integration, social relations and participation in European multi ethnic cities, Finisterra. Rev. Portuguesa de Geografia. Special issue: XLVIII (96).
Hix, S., & Whiting, M. (2012). Introduction to political science (chapters 1-3). London: UL.
Keith, M. (2005). After the Cosmopolitan? Multicultural cities and the future of racism. London: Routledge.
Le Goff, J. (1988). História e Memória. Lisboa: Edições 70.
Malheiros, J.; Fonseca, M.L. (Coord.) (2011). Acesso à Habitação e Problemas Residenciais dos Imigrantes em Portugal. Lisbon: ACIDI.Rougier, J.; Sparks, S.; Hill, L. J. (2013). Risk and uncertainty assessment for natural hazards. Cambridge: Cambridge University Press.