Docente responsável: Cecília Galvão, Instituto de Educação
Outros docentes: Rui Agostinho, Faculdade de Ciências; Ana Delicado, Instituto de Ciências Sociais
Objetivos da UC:
O Seminário terá a participação de docentes das instituições envolvidas.
O objetivo central Unidade Curricular é abordar questões de natureza teórica, empírica e prática que devem ser consideradas no planeamento e desenvolvimento de uma investigação conducente à dissertação, projeto ou relatório de estágio.
Pretende-se que os formandos desenvolvam as competências de:
. Reflexão crítica sobre os elementos implicados no planeamento conceptual e metodológico de uma investigação.
. Apreciação fundamentada de dissertações/projetos/estágios existentes
. Conceção de um esboço individual de dissertação/projeto/relatório de estágio
Conteúdos programáticos:
A Unidade Curricular constitui um espaço de discussão, reflexão e partilha de ideias sobre aspetos fundamentais relacionados com a realização da dissertação, projeto ou estágio e destina-se a acompanhar, numa primeira fase, a elaboração de um projeto de investigação.
- Planeamento e desenvolvimento de uma dissertação ou projeto, envolvendo o conhecimento de aspetos como:
- A definição do problema e das questões de investigação e organização das diversas fases de elaboração de um projeto
- O papel da teoria na contextualização da investigação
- A revisão da literatura: Significado e importância.
- A definição do contexto do estudo e a seleção dos participantes
- A recolha e a análise de dados empíricos
- O relato da investigação.
- Qualidade e viabilidade de um projeto:
- A análise da sua relevância em funções de problemáticas teóricas, necessidades práticas e das motivações do investigador.
- Condições de viabilidade de um projeto em função dos recursos disponíveis.
Metodologia de ensino:
Esta UC é essencialmente prática e de ajuda à elaboração da dissertação/projeto/relatório de cada um dos mestrandos. A metodologia incidirá em:
. Leitura orientada e discussão de textos sobre investigação, de acordo com as problemáticas dos mestrandos,
. Análise de alguns artigos de investigação e de projetos desenvolvidos, relacionados com as temáticas em causa,
. Participação em fóruns de discussão on-line para partilha de informação e de materiais,
. Trabalho em pequenos grupos quando as temáticas assim o justificarem,
. Apresentação, por cada mestrando, ao nível do grupo-turma do trabalho em diferentes fases de elaboração. A avaliação baseia-se em duas componentes: (a) elaboração de um trabalho pessoal de reflexão que, traduzindo uma síntese das aprendizagens realizadas, possa contribuir para o desenvolvimento da dissertação/projeto/estágio (80%); e (b) participação dos formandos, quer nas sessões presenciais, quer em fóruns de discussão on-line (20%).
Bibliografia principal
Bogdan, R., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2000). Research methods in education. New York: Routledge.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2007). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications, Inc.
Tuckman, B. (2000). Manual de investigação em educação. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.