Ciência, comunicação e cultura mediática

Docente responsável: Ana Horta, Instituto de Ciências Sociais

Outros Docentes: Benedita Portugal e Melo e Cecília Galvão, Instituto de Educação

Objetivos da UC:

Esta unidade curricular visa dar a conhecer conceitos da sociologia da comunicação e dos media que permitirão aos estudantes desenvolver aptidões e competências críticas para a compreensão e análise dos processos de construção das representações mediáticas da ciência. Mais concretamente, a unidade curricular tem como objetivos capacitar os estudantes a identificar as especificidades dos discursos mediáticos, assim como as estruturas e processos que contribuem para a sua produção; refletir sobre as tensões entre ciência e comunicação mediática; analisar os desafios que se colocam à mediação de um conhecimento científico crescentemente complexo; e equacionar a influência dos media junto de públicos diferenciados.​

Conteúdos programáticos:

  1. Discurso científico e do senso comum
  2. Cultura profissional dos jornalistas
  3. Processo de produção do discurso jornalístico
  4. Representações mediáticas da ciência
  5. Credibilidade, complexidade científica e incerteza no discurso mediático
  6. Influência dos media e públicos diferenciados

Metodologia de ensino:

A metodologia de trabalho assenta em métodos pedagógicos ativos de envolvência de todos os alunos nas atividades. Após uma exposição do docente sobre cada conteúdo programático, que incluirá um enquadramento teórico dos principais conceitos e abordagens, serão apresentados e discutidos resultados de pesquisas e/ou situações práticas que ilustrem cada tema. Antes de cada aula serão fornecidas aos alunos referências bibliográficas específicas para cada tema. Sempre que se considere adequado, serão discutidos casos concretos de comunicação de ciência através de role-play. Serão convidados alguns especialistas para dinamizarem algumas componentes.

A avaliação compõe-se de reflexões escritas sobre situações concretizadas em aula ou sobre temáticas pesquisadas autonomamente (peso 20%); e numa proposta individual, de uma temática de comunicação, explorada na perspetiva de melhoria de um aspeto fundamental da sua vida profissional (peso de 80%).

 

Bibliografia principal

Bauer, M. W. & Bucchi, M. (Eds.) (2007). Journalism, Science and Society. Science Communication between News and Public Relations. New York: Routledge.

Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication of Science and Technology. N. York: Routledge.

Gonçalves, R. (1997). Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo: o “senso comum” e o “senso científico”. Lisboa: Terramar

Hansen, A. (2010). Environment, Media and Communication. Oxon: Routledge.

Rödder, S., Franzen, M., & Weingart, P. (Eds.). (2011). The Sciences’ Media Connection–Public Communication and its Repercussions. Dordrecht: Springer Science & Business Media.

Santos, B. S. (1087). Um discurso sobre as ciências. Lisboa: Afrontamento

Schäfer, M. (2011). “Sources, characteristics and effects of mass media communication on science: A review of the literature, current trends and areas for future research.” Sociology Compass, 5/6: 399-412.